Em sua palestra no TED, Simon Sinek apresentou o resultado de sua pesquisa sobre como líderes inspiram pessoas em organizações de sucesso.
Sinek, afirma que os grandes líderes têm um padrão de comportamento:
Os grandes líderes pensam, agem e comunicam-se da mesma forma, o que fiz foi codificá-la e o resultado, é provavelmente a idéia mais simples do mundo. Eu a chamo de Circulo de Ouro, os que a seguem inspiram, os outros não.
O círculo de ouro consiste em Por Quê (Why), Como (How) e O Quê (What). Todos sabem o que fazem, alguns sabem como fazem, poucos sabem por quê fazem.

Líderes Inspiram com o Porquê
Este porquê, não é lucrar. Lucrar é somente o resultado. O porquê refere-se ao motivo pelo qual a organização existe, seu propósito, aquilo em que você acredita, a razão da suas existencia.
O why deve vir sempre primeiro, deve ser o ponto de partida. Os exemplos a seguir ilustram a diferença entre ir do what para o why (errado) e o contrário, do why para o what (certo). Imagine uma empresa de computadores que anuncia dessa forma:
Nós fazemos excelentes computadores
São bonitos, simples e fáceis de usar
Quer comprar?
Isso não inspira ninguém, veja a diferença quando se começa pelo propósito:
Em tudo que fazemos nós acreditamos em desafiar o status quo pensando de maneira diferente, e a forma que o fazemos é criando produtos bonitos, simples e fáceis de usar. Quer comprar?
Percebe a diferença? As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz! Isso, segundo Senik, é provado pela biologia.
O neocórtex cerebral, é responsável pelo racional, analítico e pela linguagem, ele responde pelo what. Já o cerebro límbico responde por sentimentos e emoções, coisas como confiança e lealdade, responde pelo comportamento humano, por decisões. Porém, não tem capacidade de linguagem. É responsável pelo why.
Quando tratamos do propósito (why), falamos diretamente com a parte do cerebro que compreende comportamento. Se você não sabe por que faz as coisas, como conquistará as pessoas? O objetivo é vender para pessoar que acreditam em que você acredita.
Aplicando o mesmo conceito para contratações: o objetivo não é contratar pessoas que simplesmente precisam de um trabalho, é contratar pessoas que acreditam nas mesmas coisas que você. Se você contratar as pessoas simplesmente porque são capazes de fazer um trabalho, elas trabalharão somente pelo dinheiro.
A receita para o sucesso: É ser dirigido por um ideal, por um propósito por uma causa. É não estar em busca do resultado, mas em busca de um sonho.
Se você falar sobre o que você acredita vai atrair as pessoas que acreditam no mesmo que você. O que você faz é simplesmente uma prova do que você acredita. Aqueles que lideram nos inspiram, não porque precisamos, mas porque queremos, não por eles mas por nós mesmos. Aqueles que começam com o porque que tem a habilidade de inspirar outros ou encontrar quem os inspire.
Então me diga: Qual é o propósito de tudo isso que você está fazendo?
Start with Why
[slideshare id=6611344&doc=startwithwhy-110118060059-phpapp02]
Boa André,
Quando assistimos este tipo de apresentação vemos que estamos no caminho certo.
Abraço
obs: ficou legal a imagem feita no keynote 🙂
Valeu Junião. Eu já mencionei que agora sou um Certified Key Note Master? He he he
Sonhos, Ideais, valores são algumas das nossas essências. Parabéns, Sucesso sempre, e muita inspiração
Esta palestra do TED é realmente muito legal. É inspiradora.
Obrigado Daniel e Regina e pela leitura e comentários.