Foi num post da 37 Signals que li a primeira vez a dica “Contrate Gerentes de Um” e desde então, venho procurando não apenas seguir esse conselho mas também venho disseminando essa ideia nos eventos e conferências que tenho participado nos últimos anos.

Renato Chencinski, depois de ver a minha última palestra do Agile Trends, pergunta: é possível mudar a cultura de uma organização para que pessoas já contratadas tenham uma mindset de pessoas “auto-gerenciáveis”?

Os “Gerente de Um” são aquelas pessoas que não precisam de ninguém “cuidando” delas. Elas procuram descobrir o que podem fazer de melhor para contribuir com o sucesso da organização, assumem responsabilidades, e entregam o que precisa ser entregue. São pessoas que definem suas próprias direções e, simplesmente, fazem o que precisa ser feito.

Respondendo a pergunta do Renato, eu acredito que sim, isso é possível! Porém, não necessariamente é uma tarefa fácil.

Gostaria de deixar aqui regitrados alguns conselhos para você que quer trilhar esse caminho:

Procure criar um ambiente propício para pessoas auto-gerenciáveis. Lembre-se mude o ambiente, e as pessoas mudaram de comportamento. Se você trata as pessoas como crianças, a tendência é que elas ajam como crianças.

– Deixe claro qual é o comportamento esperado e o porquê, assim como qual é o comportamento não esperado e o porquê.
Ex: “É esperado que as pessoas se mantenham atualizadas porque valorizamos a excelência técnica em nossa organização”.

– Torne os objetivos da organização interessantes e atraentes para as pessoas.

Seja o exemplo da mudanças que você quer ver no mundo.

– As pessoas devem ter a Autonomia que precisam para fazer o melhor trabalho que podem e conhecer os limites e restrições que existirem. Uma ferramenta útil pode ser o Delegation Board do Management 3.0.

Leia o livro Como Mudar o Mundo de Jurgen Appelo.

– Procure externalizar de alguma forma os objetivos e valores da organização. Missão e Valores são úteis quando servem como guia para a tomada de decisões diárias das pessoas, caso contrário servem apenas para enfeitar a recepção da organização.

– Permita que as pessoas dêem feedback umas para as outras de como estão indo (em relação ao valores e objetivos), se você trabalha numa organização com fortemente hierarquica, certifique-se de esse feedback ocorra também entre pares.

O que mais você sugere que seja feito? Registre seus pensamentos num comentário…