Google I/O 2009

Aconteceu no Moscone Center em São Francisco nos dias 27 e 28 de maio de 2009 o evento do Google para desenvolvedores, o Google I/O. Apesar de não ter participado do evento assisti a diversos vídeos publicados no canal Google Developers do YouTube e gostaria de compartilhar com vocês alguns dos tópicos que achei mais interessantes e links para que possam buscar maior aprofundamento.

No Keynote do primeiro dia, Vic Gundontra ,vice presidente de engenharia do Google, liderou a apresentação com a ajuda de grandes personalidades do desenvolvimento de software. O principal assunto foi a “Web como plataforma de desenvolvimento de software” e de forma especial, como o HTML 5 poderá contribuir para o futuro da internet. Gundontra lembrou da tecnologia AJAX que infelizmente só foi explorada de maneira significativa muitos anos depois de sua concepção, “não queremos que o mesmo aconteça com o HTML 5“.

Cinco das principais funcionalidade do HTML 5 foram destadas:

  1. Canvas – Através deste recurso será possível desenhar no browser sem ajuda de ferramentas externas como Flash ou Silverlight.
  2. Video – Haverá um tag especial para inserção de vídeos e estes poderão ser manipulados através de JavaScript.
  3. Geolocation – Você poderá compartilhar sua localização geográfica para que softwares como o Google Maps ou Google Latitude tirem proveito.
  4. Banco de Dados e Cache – Será possível armazenar dados de aplicações no browser para que seja possível desenvolver softwares que funcionem mesmo com conectividade baixa ou nula.
  5. Web Workers – Processamento em background que impedirá os constantes e desagradáveis travamentos do browser.

Outro ponto bastante destacado foi o árduo trabalho que vem sendo realizado por todos os fornecedores de browser para melhorar o desempenho de programas JavaScript, segundo o vice-presidente da Mozilla, c, o Firefox 3.5 será 3 vezes mais veloz do que o que Firefox 3 e 10 vezes mais veloz que 2.0.

Um serviço muito interessante foi apresentado por DeWitt Clinton, Tech Lead, no Google: o Google WebElements, uma série de elementos como mapas, buscadores, agendas, chats, planílhas e apresentações que podem ser incorpadas ao seu site através de poucos cliques.

Além dos tópicos citados, falou-se ainda do suporte a Java no Google App Engine, um pouco de Google Web Toolkit, e claro, do Google Android.

Para maiores informações sobre esses novos recursos do HTML 5, assitam o Key Note  do primeiro dia.

No Keynote do segundo dia, como você provavelmente já ouviu falar o Google apresentou sua nova plataforma de comunicação online, o Google Wave. O Google Wave agrega diversos serviços da web como e-mail, comunicação instantânea, wikis e redes sociais e promete grandes possiblidades de integração e mecanismos para que desenvolvedores possam extender suas funcionalidades. Não entrarei em maiores detalhes, porque seria chover no molhado, mas se você quiser mais informações, assita ao vídeo abaixo.