Nenhum Roadmap Sobrevive ao contato com a Realidade
Recentemente li o livro Product Roadmaps Relaunched: How to Set Direction while Embracing Uncertainty, e alguns pontos me chamaram atenção e quero compartilhar com vocês.
Assim como no Livro Escaping the Build Trap, os autores batem muito na tecla de que os Roadmaps devem estar focados em resolver problemas em vez de implementar funcionalidades.
O foco não deve estar na saída (output), mas no resultado, ou seja, no valor a ser gerado (outcome).
Dessa forma o roadmap trata dos problemas a serem resolvidos, mas não ainda da solução para o problema. Comprometer-se cedo demais com uma solução específica limita a criatividade de suas equipes e a capacidade de inovação da sua organização.
Um Product Roadmap deve:
- Colocar o planejamento num contexto estratégico.
- Focar em entregar valor aos clientes.
- Abraçar o aprendizado com parte do processo.
- Alinhar prioridades da organização.
- Engajar os clientes com a direção do produto.
Ao passo que deve evitar:
- Prometer coisas que o time não tem confiança de entregar.
- Desperdiçar tempo com processo up-front (analisando coisas no detalhe previstas para serem feitas no futuro mais distante e que talvez nunca sejam feitas).
- Misturar o roadmap com o plano de releases ou plano de projeto, porque essas são ferramentas ligadas às soluções específicas (output).
No roadmap normalmente se separam os temas em curto-prazo, médio-prazo e longo-prazo.
Alguns exemplos de Roadmap Públicos para você tomar como inspiração para construir o seu:
Uma das questões mais críticas ao se criar um roadmap está também na priorização, por isso lá os autores deixam também algumas dicas importantes de métodos a serem estudados para apoiar nesse processo.
Formas comuns de se priorizar, mas não recomendadas pelos autores:
- Instinto
- Opiniões de Analistas
- Popularidade
- Pedidos do Comercial
- Pedidos do Suporte
- Funcionalidades “me-too” (igualar a concorrência)
Formas melhores se de priorizar
- Caminho Crítico
- Modelo de Kano
- Desejável, Praticável, Viável.
- ROI Scorecard
- MoSCoW
Voltando ao ponto inicial, Nenhum Roadmap Sobrevive ao contato com a Realidade, por isso, tenha em mente que esse trabalho dinâmico e naturalmente suas prioridades vão mudar justamente porque o mercado, seus clientes, e os problemas também mudam o tempo todo.
A maioria dos roadmaps quando publicado para clientes leva sempre um aviso (disclaimer) para lembrar que ele pode mudar. Um dos principais valores de empresas ágeis é alta capacidade de adaptação e mudanças, e isso, deve ser também levado em consideração na hora de trabalhar em seus roadmaps de produto.
E você já publicou seu roadmap? Como priorizou? Deixe nos comentários.